Posso usar o DIU após cirurgia bariátrica?

É recomendado que as mulheres evitem a gravidez até 12 a 24 meses após a cirurgia bariátrica. É o tempo necessário para o organismo normalizar a absorção de nutrientes após a grande perda de peso. Por isso, é muito importante usar um método contraceptivo eficaz durante esse período.

Mulher pensativa por The Creative Exchange no Unsplash.
Avalie muito bem o método contraceptivo escolhido

Os métodos contraceptivos orais, como as pílulas, devem ser evitados devido à má absorção após a cirurgia. Portanto, os métodos não orais, como os dispositivos intrauterinos (DIU), são os mais indicados. Eles oferecem contracepção reversível de longo prazo e apresentam alta eficácia, que não é afetada pela perda de peso ou má absorção após a cirurgia.

Porém, o DIU de cobre pode aumentar o fluxo menstrual e piorar o quadro de anemia presente nas pacientes e deve ser evitado. Por outro lado, o DIU hormonal reduz o sangramento menstrual, sendo vantajoso para essas mulheres. A camisinha não apresenta contraindicação e é o único método que também ajuda a evitar ISTs, porém tem maior chance de falha quando comparada a outros métodos.

Se você realizou ou vai realizar o procedimento, converse com o médico para saber qual método é o mais indicado para o seu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *